RSS

Caminho de Goyazes

13 out

Carta Topografica 1770O Caminho de Goyazes foi uma estrada aberta no leste e nordeste do Estado de São Paulo por bandeirantes paulistas para chegarem à Capitânia de Goyaz, onde hoje fica os estados de Goiás e Tocantins, no centro-oeste brasileiro.

Por volta de 1720 foram encontradas minas de ouro na região recém-conquistadas do centro do Brasil, desviando a atenção dos bandeirantes paulistas da Capitânia das Minas Gerais para a Capitânia de Goyaz.

Então foi aberto o caminho na meio Mata Atlântica que cobria o leste e nordeste paulista rumo ao centro-oeste brasileiro, utilizada pelos bandeirantes para chegar às minas de ouro.

O caminho saía de São Paulo, passava pelas atuais cidades de Jundiaí, Campinas, Mogi Mirim, Casa Branca, Tambaú, Cajuru, Altinópolis, Batatais, Patrocínio Paulista, Franca e Ituverava, até chegar ao Rio Grande, de onde seguia rumo à Capitânia de Goyaz.

Esse caminho passou a ser utilizado também por tropeiros e posseiros, que também desejavam encontrar as minas goianas. Mas muitos deles não chegavam ao seu destino ou se perderam e ficavam às margens do caminho, onde tomam posse das terras formando fazendas e vilarejos, que futuramente transformariam nas cidades da região.

Com aumento do movimento de pessoas, esse trajeto passou a ser conhecido como Caminho de Goyazes, pois ia rumo à Capitânia de Goyaz, criada em 1978, desmembrada da Capitânia de São Paulo, e ganharia status de estrada.

O Caminho de Goyazes foi fundamental para o povoamento do nordeste do Estado de São Paulo e consequentemente, o nascimento da cidade de Santa Rosa de Viterbo.

O botânico, naturalista e viajante francês Auguste de Saint-Hilaire percorreu o Caminho de Goyazes no início do século XIX e deixou vários relatos no seu livro “Viagem à província de São Paulo”.

Sob boa parte do trajeto foi construída a Rodovia Anhanguera, mas ainda há esteios no meio das matas por onde os tropeiros transitavam na época do Caminho de Goyazes.

Viagem de Saint Hilare pela Provincia de São Paulo

Mapa que mostra a viagem de Saint-Hilare pelo Caminho de Goyazes

Anúncios
 
1 comentário

Publicado por em 13 de outubro de 2013 em Geopolítica

 

Tags:

Uma resposta para “Caminho de Goyazes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: