RSS

Simão da Silva Teixeira

15 nov
Busto de Simão da Silva Teixeira

Busto de Simão da Silva Teixeira, em São Simão (SP)

Simão da Silva Teixeira foi um bandeirante mineiro nascido em São João Del Rei, fundador da cidade paulista de São Simão.

Causo da fundação de São Simão

No início do século XIX, Simão muda-se para a cidade de Taubaté, onde juntou-se a uma expedição de bandeirantes que saiu a fim de explorar o interior paulista e o sertão.

Essa expedição seguiu, em 1823, a trilha de célebres bandeirantes, até a vila de Casa Branca (São Paulo), onde percebeu que vinha se afastado das minas de Catas Altas, na Serra de Sabarabussú, na região das Minas Gerais, e tomou o rumo do nascente, ou seja, do Leste.

Nessa expedição estava Simão da Silva Teixeira, sua esposa Catherina Maria da Silva, e seus escravos.

Em Casa Branca, Simão entregou à guarda de sua mulher e seus escravos ao seu irmão Miguel da Silva Teixeira, e seguiu sozinho por outra direção: enquanto a expedição seguiria o rumo do nascente, ele seguiria o rumo do poente, ou seja, do Oeste.

Levou apenas o que podia, e seguiu mata a dentro. Estava a procura de terras. Cada vez mais estava dentro da mata fechada, deixando-se guiar pelo poente. Todavia, perdera o rumo.

Com o passar dos dias, seus alimentos acabaram, e perdera suas armas. Vendo que estava condenado, voltou os olhos para Deus e seu padroeiro São Simão Apóstolo e fez uma promessa: caso fosse socorrido, permaneceria no lugar do socorro, até o fim de sua vida, junto com sua mulher e seus escravos; construiria no lugar, uma capela, para abrigar a imagem de seu padroeiro, feita por suas próprias mãos.

Enfim, em meio a uma noite escura, avistara fogo, e foi pedir socorro. Fora socorrido por um casal de escravos foragidos. Ali permaneceu até recuperar-se. Quando estava recuperado, voltou à Casa Branca, mas a expedição não estava mais ali, mas em Caconde, cidade fundada por seu irmão Miguel.

Para lá seguiu, escolheu o mais belo cedro, e com suas mãos fizera a imagem de seu padroeiro. Reunira a esposa, os cativos, os víveres, a pólvora, as armas, as sementes e a cria.

De rumo certo, chegou ao lugar onde foi socorrido. Ali, fez construir sua casa e uma capela.

Anos depois, percebeu que a terra era fértil, e requereu a posse da sesmaria que vinha de Casa Branca até o Rio Pardo nas proximidades de Ribeirão Preto, com a missão de povoá-la.

Então fundou um povoado que tornaria-se a cidade de São Simão.

Anúncios
 
Deixe um comentário

Publicado por em 15 de novembro de 2013 em Personalidades

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: